sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que ler no final de semana?




História Universal da Destruição dos Livros
Fernando Baez

 



 

Comprei esse livro há exatamente um ano, empolgada com o início do curso de Biblioteconomia. De cara o assunto me interessou, História + Livros. Sem comentários, né. Minhas paixões.

Lembro que li apenas algumas páginas e logo apareceu outro, e outro, e outro, e outro livro tão interessante quanto. Não terminei nenhum deles. Agora, passado tanto tempo e com a mesma paixão pelo tema tomando conta da caixola, resolvi que já passou da hora de descobrir essa história tão cheia de HISTÓRIA.


Vamos à sinopse:
 .
Medo, ódio, soberba, intolerância e sede de poder é o que sempre motivou os destruidores de livros, cuja intenção na verdade nunca foi destruir o objeto em si, mas o que este representava: o vínculo com a memória, o patrimônio de idéias de toda uma civilização. Esse livro oferece uma visão aterradora da devastação, que se inicia no Mundo Antigo, passando pela Inquisição e tempos das conquistas, até as catástrofes mais recente: a destruição de um milhão de livros no Iraque, como conseqüência de uma guerra absurda.

.

Boa leitura!
.

Um comentário:

Mai disse...

Mas eu esperei ansiosa-mente pelos coments! aleluia irmãos!
Agora que li o post me deu vontade de ler um livro...providenciarei para as férias, porque por agora, sem chance!